Sopa de abóbora e laranja – conforto e partilha!

Tivesse eu uma cozinha assim deste tamanho, tivessem os meus amigos todas as noites livres e era sempre uma festa lá em casa.

A receita que vos trago hoje é o que gosto de chamar a minha sopa de conforto. Já tem muitas histórias associadas porque gosto mesmo de a fazer e de a partilhar, mas há duas histórias especiais  com esta sopa que vos quero contar.

A primeira vez que a fiz foi para um grupo de pessoas muito especiais , SUrridentes, que me acolheram na “sua” casa de forma exímia, com todo o afeto e amor que podiam dar. Estava há uns meses a viver no Porto, a cidade que tinha escolhido para iniciar um novo projeto na minha vida. Foi junto destas pessoas que descobri a verdadeira alma humana desprovida de segundas intenções, onde as pessoas fazem o bem só porque sim. Estenderam-me as mãos, os braços e os abraços, fazendo com que nos momentos mais solitários o meu coração ainda batesse de emoção. Gente genuína, sincera, divertida, juntos à conversa as tardes viravam noites e as noites (apesar de eu ficar sempre com sono a partir das 23:00) viravam muitas vezes serões.

A segunda vez que fiz esta sopa foi num dia 2 de Janeiro, após as celebrações do ano novo, das devidas reposições de sono, fazia frio, muito frio e chovia a potes. Desafiei umas quantas pessoas para fazer uma maratona de filmes e para comer uma sopa quentinha. Não me lembro dos filmes, só me lembro de uma sensação, de começar a anoitecer e de olhar em volta  e perceber que era mais um novo ano a começar, e que se durante esse ano aquela sensação de conforto e de paz que sentia, se mantivesse eu não precisaria de mais nada.

Espero que esta receita vos crie tantos momentos de conforto quanto a mim.

Receita:

  • Abóbora (400gr)
  • batata (3 médias)
  • cebola (1 grande)
  • alho (2 dentes)
  • cebolinho
  • pimenta cayenne
  • azeite
  • sal q.b
  • sumo de 1 laranja

 

Cortar a abobóra, as batatas, a cebola e o alho às fatias finas e colocar a refogar em lume brando com fio de azeite  e sal (tapar a panela). Mexer a cada 3 minutos (mais coisa menos coisa) e acrescentar um pouco de água caso esteja a pegar ao fundo, deixar refogar durante 10 minutos e acrescentar água de forma a cobrir os legumes. Depois de cozidos passar a sopa até ficar um creme uniforme. Adicionar o sumo de uma laranja e servir com cebolinho cortado e pimenta cayenne.

Abraço

Raquel Santos


5 thoughts on “Sopa de abóbora e laranja – conforto e partilha!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s