O medo – como fazer dele um aliado!

O medo faz parte das emoções primárias, ou seja, existe em nós de forma inata, desde o nascimento.

Como todas as emoções, o medo é necessário, o seu papel é fundamental. O medo serve para nos colocar em alerta face a um perigo, ajuda-nos a manter em segurança, garante a nossa sobrevivência. Por exemplo, face a um precipício, o medo de cair faz-nos recuar.

No entanto, apesar de necessário, a sensação que nos provoca é desagradável. Sabendo que vivemos em busca do prazer e a evitar a dor, é natural que de forma inconsciente, para garantir que nos sentimos bem, evitemos as situações que nos provocam medo.

Por um lado isso protege-nos, mas se a única estratégia que desenvolvemos para lidar com o medo é evitar as situações que provocam essa emoção, a longo prazo permitirmos que o medo nos paralise. Por outro lado, quando evitamos situações nunca sabemos que surpresas agradáveis podiam surgir das mesmas.

Então como vamos fazer com que o medo seja nosso aliado?

Primeiro, permitir que o medo se manifeste, não é útil evitar emoções. Depois perceber o impacto da situação que nos amedronta. Em seguida, perceber como agir face a essa emoção, não enfrentar (porque coloca a minha segurança em risco) ou enfrentar (porque ao ultrapassa-lo conquisto aquilo que quero).

Ao decidir enfrentá-lo, o medo deve ser usado como aliado. Ter medo serve para preparar melhor para o que fazer, que acções devem ser implementadas, pensar em todas as hipóteses, criar alternativas.

Depois de ultrapassar o medo, a sensação de superação aumenta o grau de confiança em nós próprios, a auto-estima expande-se e ficamos mais aptos a superar outros medos.

Deixo-vos uma música que gosto muito e que diz: It’s only fear that keeps you locked in here – https://www.youtube.com/watch?v=0v7iRidrGpU

Superem-se!

Abraço

Raquel Santos

 

19693707_1487020607986183_1398569707560356223_o


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s