Black bean burger – cozinhar para me encontrar

Lá fora os primeiros raios de sol do dia, entravam pelas janelas altas. Depois de tantos dias seguidos o calor que entrava pelos vidros, em contraste com o frio que vinha do chão e sentia nos pés, trazia-me uma estranha sensação. Como se metade de mim se sentisse feliz e a outra metade ainda desconfortável.

Espreguicei-me, olhei para a rua por entre as portadas e bebi um copo de água, abri o frigorífico para fazer o pequeno-almoço.

Respiro fundo, na expectativa que a cada expiração me sentisse mais leve, menos angustiada. Não conseguia atribuir nenhuma causa a essa sensação, ou pelos menos não queria admitir que o mau estar, era provocado por um afastamento progressivo da pessoa que devia ser a mais próxima… eu mesma!

Foi nesse momento que me lembrei que uma forma de estar perto de mim, era através da cozinha.

Espreitei a dispensa para perceber o que havia, levei as mãos à cintura e depois cocei a cabeça, como se isso me fosse trazer clarividência.

Cozinhei tudo com amor, deixei a música em pano de fundo, perdi-me em pensamentos e encontrei bocadinhos de mim que andavam perdidos.

Depois, pus a mesa de frente para a mesma janela! Sorri e pensei se o vazio que sentia era fome, ou se ao cozinhar me tinha conseguido encontrar.

Receita:

1 lata feijão preto

2 dentes de alho

1 colher de sopa de cominhos

1 colher de chá de pimenta cayenne

3 colheres de sopa de aveia

1 fio de azeite

Bater tudo no liquidificador e moldar. Depois levar ao forno por uns 10 min a 180ºC

Para acompanhar fiz estas batatas:

2 batatas médias por pessoa

Azeite

sal

oregãos

Cortar as batatas aos quadrados, regar com azeite, temperar com sal e oregãos e levar ao forno a 150ºC durante 30/40 min. Ir mexendo a meio.

E a fotografia?

Foi em alzejur, num restaurante. Chovia muito, entrei devagarinho, a sala era pequena e acolhedora, sentei-me numa mesa de frente para a janela. Cruzei os braços enquanto lia o menu, assim que vi que tinham hambúrguer de feijão, encostei-me na cadeira e respirei fundo, sabia que aquele prato era o que me bastava. Nesse dia não precisei de cozinhar, porque sabia bem onde me encontrar!

 

IMG_20170625_140134


3 thoughts on “Black bean burger – cozinhar para me encontrar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s