Desconectar para conectar…

Quando foi a última vez que ficou uma hora sem computador, tablet, telemóvel ou televisão? Quando foi a última vez que ficou um dia sem usar um destes aparelhos?

Se não se lembra quando foi a última vez, vou lançar o desafio!

É inegável o poder da internet, das redes sociais e de todos os dispositivos que vieram facilitar a nossa vida. A comunicação tornou-se mais rápida, mas desumanizou-se.

Oiço com muita frequência que os miúdos “já nascem a saber mexer nos telemóveis”.

Fico a pensar se respondo ou não… Mas vamos a uma análise rápida, se desde muito cedo, às vezes até com meses, as crianças forem expostas a este tipo de aparelhos, é mais do que natural que desenvolvam competências para os colocarem a funcionar. Wow!! Nada de grandes novidades. Chama-se a isto aprendizagem! Por isso vamos parar de usar a desculpa de que os miúdos já nascem a querer estarem conectados às tecnologias.

Isso não significa que não as usem, em idades e momentos apropriados.

O ideal é fazermos uma gestão de forma a equilibrar o uso destes estímulos incessantes que ocorrem quando usamos as redes sociais, quando vimos TV, etc.

Faz falta desconectar de tudo isso, para nos conectarmos connosco próprios, para nos conectarmos verdadeiramente com o outro.

Hoje o meu desafio é para adultos e crianças: fiquem 24h conectados a vocês próprios, às vossas famílias, aos vossos amigos.

Saiam e aproveitem a chegada do outono, façam uma caminhada, andem de bicicleta, façam um piquenique, observem as estrelas, contemplem o pôr do sol, leiam um livro.

Troquem as selfies por abraços, troquem as stories pela partilha de uma história da vossa família, troquem as séries por aventuras a sério, troquem um like por um sorriso!

Só por 24 horas, esqueçam o mundo virtual.

Ainda que seja só daqui a algum tempo, os vossos filhos/netos/sobrinhos/afilhados vão agradecer.

Abraço!

Raquel Santos

 

textgram


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s