Como aprendi a lidar com os imprevistos

A minha primeira grande lição sobre imprevistos, foi a tomada de consciência de que em muitos momentos da minha vida, tentava controlar tudo para que não houvessem imprevistos. Tentava prever todos os possíveis cenários, percorria as hipóteses de A a Z, pensava no que ia dizer, pensava no que ia pensar ,coordenava horários, fazia listas, ensaiava discursos, não delegava tarefas, vivia em constante aflição para que tudo corresse como eu esperava que acontecesse.

Apercebi-me que perdia a espontaneidade, que haviam muito mais hipóteses do que A a Z, que ficava frustrada se o plano fosse desviado um centímetro. Quando tomei consciência do porquê da minha necessidade de controlo ficou mais fácil começar a criar um novo padrão de comportamentos. Ainda assim, só quando a vida me mostrou que não controlamos absolutamente nada, a não ser a meticulosa reação aquilo que não é previsível, é que comecei a pensar que era altura de deixar de querer controlar o que quer que fosse.

Mudar comportamentos e crenças é um processo longo e com obstáculos, por isso quando decidi mudar comecei a desenvolver estas “habilidades”:

  • Confiar: aprendi a confiar no processo, que tudo acontece quando e como deve de ser ainda que eu não compreenda
  • Preparação: preparo-me sempre, todos os dias, seja a aprender, a estudar, a trabalhar, a trocar ideias. Uso qualquer momento para adquirir mais conhecimento.
  • Atenção: estou atenta ao que sinto, ao que ouço, ao que digo, ao ambiente, às pessoas que me rodeiam, uma atenção tranquila, sem querer controlar, apenas para estar consciente.
  • Escolher: tomo decisões em função do que sinto ser melhor para mim, ainda que não saiba o resultado final
  • Ser flexível: trabalho a flexibilidade do meu corpo, para que a minha mente também o seja e consiga encontrar soluções de forma rápida.
  • Memória: recorro a memórias de outras situações em que consegui ter sucesso em situações imprevisíveis.

E vocês como lidam com imprevistos?

Abraço

Raquel Santos


4 thoughts on “Como aprendi a lidar com os imprevistos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s