Histórias em lume brando – cacau quente & dias frios (receita)

Corria o ano de 2014, estávamos em Novembro, um Novembro chuvoso e frio. Nós éramos muitos e criámos uma espécie de ritual.  Combinávamos o dia, a hora era sempre depois das 20:00. À vez íamos aparecendo, cada um com uma comida, outros com bebida, uns com vontade de cozinhar, outros com vontade de jogar, outros com vontade de escolher os filmes, outros faziam pipocas e uma única vez fizemos cacau quente.

Nunca nenhum de nós o tinha tentado fazer, mas todos queríamos que o cacau quente saísse espesso. De repente estão seis ou sete pessoas, de volta do fogão a olhar em desespero para a panela do cacau quente, até que alguém diz: mete maizena!

Eu comecei a rir-me e neguei fazê-lo porque não queria enganar as pessoas e engrossar o chocolate com maizena. Ficamos todos a olhar uns para os outros sem saber o que fazer. – Ponho maizena?

– Eu acho que sim!

– É melhor não!

– Mas tu tens maizena aqui?

– Não vou por maizena

– Põe!

– Não ponho!

E foi esta teimosia durante mais algum tempo! Não me lembro o que fizemos! Mas até hoje quando nos juntamos e nos pomos a cozinhar, ainda há quem diga: põe maizena!

Deixo-vos esta receita de cacau quente, para vos aquecer o coração, tanto quanto me aquece estar rodeada de amigos a cozinhar!

Ingredientes

200 ml de leite (ou bebida vegetal)

200 gr de chocolate (pelo menos 70%  cacau)

1 colher de sopa de gengibre ralado

 

Colocar o leite ao lume (brando) com o gengibre ralado, quando começar a levantar fervura coe o leite para tirar o gengibre. Volte a colocar o leite ao lume com o chocolate e deixe derreter lentamente e deixe ferver durante alguns minutos, mexendo sempre. Se for muito guloso pode adicionar uma colher de natas batidas depois de servir.

Está pronto a beber!

original

 

foto:http://thekitchenmccabe.com/2016/10/13/london-fog-hot-chocolate-mapled-whipped-cream/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s