Presidente Marcelo e adolescentes dão uma aula ao país! – Que nos sirva de inspiração!

Em primeiro lugar para quem me lê fora de Portugal, vou precisar de vos enquadrar. Hoje, na celebração do 2º ano da sua eleição como Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa deu uma aula aos alunos da Escola Secundária de Camarate.

Fiquei de imediato presa ao ecrã quando vi uma sala cheia de adolescentes, entusiastas, com perguntas bem estruturadas e inteligentes. Prendeu-me ainda mais, que a aula do Presidente tenha dado voz ativa aos jovens, questionando-os sobre quais os maiores problemas de Portugal e que soluções poderiam apresentar.

É uma lufada de ar fresco, saber que existem pessoas no poder, que têm a humildade e segurança necessárias que permitam aos outros apontar falhas e fazer sugestões.

Fiquei feliz por ver a quantidade de jovens genuinamente interessada em assuntos importantes, ou diria, fundamentais, para que este se torne um País melhor.

É nesta simbiose e colaboração que acredito. Não podemos dizer que as gerações mais novas “não sabem nada” ; nem podemos pensar que as gerações mais velhas “estão ultrapassadas”. O que me faz lembrar a célebre frase de Blaisse Pascal “ninguém é tão ignorante que não tenha algo para ensinar. Ninguém é tão sábio que não tenha algo a aprender”.

Por fim, deixo-vos a resposta que mais impactou em mim, pela sinceridade e exemplo!

– Como gostaria de ser lembrado pelas gerações vindouras?

– Eu, gostaria de ser lembrado por esta ordem. Primeiro ter sido um bom pai e um bom avô. Depois, segundo lugar ter sido um bom professor. Depois, sendo caso disso, ter cumprido a missão, nomeadamente esta missão, o melhor que tinha podido!

Que nos sirva de inspiração!


6 thoughts on “Presidente Marcelo e adolescentes dão uma aula ao país! – Que nos sirva de inspiração!

  1. O prof. Marcelo é um comunicador nato e de um senso comum invejável.
    Há uns anos, esperava ansiosamente pelo seu espaço semanal, aquando comentador político. Encontrei-o uma vez no Estoril. Ele tinha ido a banhos, claro, e eu fui felicitá-lo pela forma como dirigia aquele momento todas as semanas.
    Pela resposta que hoje deu, demonstrou que antes ser presidente, é pai e avô. Um homem com as prioridades bem definidas. O País estava sedento de comunicação. O prof. Marcelo veio preencher essa lacuna, na perfeição.

    Liked by 1 person

  2. Boa noite doce Raquel. Hoje especialmente para felicitar a profissional pela empatia criada pela forma e conteudo que imprimes em todos os teus “escritos ” ! Sempre assertivos diversificados de grande abrangência e pela atenção que sempre dedicas ao “pormenor ” é em minha opinião a partir daí que se constroem “pontes”… depois deixar à Menina/Mulher com quem sempre aprendemos algo e nos deixa um sorriso que aconchega a Alma. Um beijinho com todo o carinho … É Luz que emana de ti

    Liked by 1 person

    1. Beatriz querida, são palavras como estas que nos fazem perceber que estamos a caminhar na direcção certa. Obrigada por me acompanhar desde o início e gostar do que escrevo. Um beijo cheio de carinho e amor para si!
      PS: menina/mulher é um dos “elogios” mais bonitos que me podem fazer!

      Gostar

  3. Bacana compartilhar esta experiência…eu já havia presenciado algo parecido e até mais radical no Uruguai, quando de minha visita àquele país em 2011 com o Presidente José Mujica. No Brasil, não avisto sequer um discurso em redes de TV e Rádio ao vivo…

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s