Somos todos influencers!

Preciso de começar o texto a dizer que este não é um post contra influencers. Sim eu sei que ainda nem disse nada, mas a verdade é que vivemos num mundo onde existem cada vez mais críticos, onde as pessoas apontam dedos, fazem uso intensivo da sua moralidade acutilante e se sentem ofendidas por tudo. O que não é necessariamente mau, significa que estamos cada vez mais conscientes, mais envolvidos e participativos. O que ainda tenho dúvidas é se estamos a apontar para a direcção certa, porque na verdade passam-se muitas coisas graves no nosso planeta, para as quais escolhemos não nos indignar.

Eu sou a favor dos influencers. Toda a vida existiram, se pensarmos bem. Compramos os ténis que vimos o nosso cantor preferido usar, damos a primeira passa porque o nosso amigo mais cool deu, ouvimos a música que o nosso primo mais velho diz que é “uma ganda malha”, vamos à oficina que o nosso pai nos recomenda, frequentamos o restaurante na auto-estrada onde toda a gente pára para comer o arroz de tomate e por aí a diante.

Estamos constantemente a ser influenciados e a influenciar.

Deixem-me falar-vos de um conceito estudado pela psicologia, sociologia e antropologia: influência social. O processo de levar uma pessoa, ou grupo de pessoas, a fazerem algo que desconheciam ou que não tinham intenção de fazer. Existem quatro formas de o fazer: normalização (normas sociais do que se deve ou não fazer), conformismo (alteração de comportamentos por pressão do grupo), obediência (mudança de comportamento para se obedecer a ordens) e inovação (criação de novos normas, principalmente por grupos minoritários).

Ninguém está isento desta influencia, podemos dizer que uns são mais permeáveis que outros, mas o mundo exerce pressão sobre nós e nós exercemo-la no mundo.

Por isso o que realmente importa é percebermos que todos somos capazes de influenciar e todos somos influenciáveis. Restam-nos duas grandes responsabilidades. A primeira a de procurarmos a cada dia superarmo-nos e ser bons exemplos. A segunda, desenvolver a consciência de quem nos influencia e rodearmo-nos de pessoas melhores que nós!

Depois trago-vos um artigo sobre quem me influencia positivamente e porquê.

Abraço


6 thoughts on “Somos todos influencers!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s