4 dicas para quem trabalha em casa

Metade do meu trabalho é feito em casa e a outra metade no escritório. Estou neste registo há sensivelmente um ano e para que consiga produzir e tenha os resultados que quero, vou experimentando várias estratégias. Hoje trago-vos algumas que funcionam comigo.

Definir um horário de trabalho

A primeira dificuldade foi o horário de trabalho, porque era muito tentador fazer tarefas que não tinham nada de produtivo, como abrir todos os emails, mensagens (pessoais inclusive), fazer tarefas de casa, não ter horas para comer, etc. Outras vezes era o oposto, queria produzir desenfreadamente sem espaço para a mente descansar. É importante definir horas de trabalho e momentos de pausa.

Foco nos objectivos

Adoptei estratégias simples para me manter focada. Tenho metas definidas por semana, mês, seis meses e um ano. As semanais estão escritas na agenda. As mensais estão escritas num quadro para onde olho todos os dias, as metas a seis meses e um ano estão representadas por imagens e fazem parte do ecrã de fundo do meu telemóvel.

Troque ideias

Trabalhar em casa pode ser um pouco solitário. Por isso conecte-se a pessoas com as quais se identifica. O facebook tem óptimos grupos de diferentes áreas, o linkedin tem tópicos e fóruns de interesse que pode acompanhar. Estabeleça networking, mesmo sem ser com pessoas da sua área. E faça-o de forma natural, sem tentar impingir o seu produto ou serviço. Conecte-se verdadeiramente com as pessoas, procure encontrar pontos em comum, discutam ideias, experiências e visão de negócios.

Local de trabalho

Os portáteis, tablets e smartphones vieram facilitar-nos a vida. Permitem-nos trabalhar em qualquer lugar. No entanto considero importante haver um espaço da casa que seja o local onde tem as suas anotações, os papéis espalhados (ou não), a agenda, enfim o que precisa para desempenhar a sua função. Mantenho o espaço o mais organizado e minimalista possível. Ter esse local definido ajuda-o a entrar no mindset: agora estou a trabalhar.

E vocês quais utilizam?


10 thoughts on “4 dicas para quem trabalha em casa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s