Deixem as crianças em paz…


LEAVE THEM KIDS ALONE


 

Leram a frase já a cantar certo? Não há ninguém que não se reveja nesta música, seja por razões ideológicas, revolucionárias, sonhadoras, utópicas ou pela sensação de empoderamento que nos dá.

Andamos tão preocupados em educar as crianças que nos esquecemos de um princípio fundamental: deixá-las simplesmente ser crianças.

Ontem estava a falar sobre o meu trabalho e disse que quando mais crianças conheço mais fascinada fico com as capacidades que têm. Seja a nível de estruturação do pensamento, da criatividade, da bondade e compreensão para com os adultos, mas principalmente pela genuinidade e espontaneidade do que fazem e por viverem em verdade.

Mas nós adultos, na melhor das intenções, acabamos por as sufocar. Por vezes com protecção excessiva, não as deixando experimentar e errar para aprenderem e crescerem. Outras vezes achamos-nos donos da verdade e não ouvimos as suas opiniões. Queremos controlar o que e como aprendem, não respeitando interesses e ritmos individuais. Apelidamos de mau comportamento, coisas que são tão naturais e esperadas numa criança.

Por isso peço-vos, sempre que for seguro, deixem as crianças em paz!

 


10 thoughts on “Deixem as crianças em paz…

  1. Vou tentar, Raquel Santos.
    Nas interrupções escolares é muito bom estar sem alunos… e graúdos, sou franca, mas vou tentar.
    Tenho uma dúvida. Até que idade é-se criança?

    Liked by 1 person

    1. Ahahahah adorei. Acho que nesse caso é mútuo as crianças querem ser deixadas em paz e os professores também. Na verdade nem é bem isso, o que ambos querem é ser respeitados. E numa sala com tanta gente é muito difícil respeitar ritmos, interesses, personalidades de cada um. Mudar o sistema de educação é urgente.

      Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s