Tristeza ou depressão

Quando falamos em tristeza falamos numa emoção que se manifesta face a uma perda (seja uma perda real, ou mesmo uma perda de uma expectativa). Uma vez que é uma emoção, a sua função é organizar um conjunto de respostas que nos ajudem a lidar com a situação de perda. A tristeza costuma remeter-nos para um estado mais introspectivo, que nos ajuda a ter tempo para compreender como fomos afectados pelo que aconteceu, ao mesmo tempo que nos permite pensar em outras vezes que já nos sentimos tristes e como superamos essa tristeza.

Diria que importa saber que a tristeza é natural e por isso não a devemos reprimir. Devemos aceitar que estamos tristes, sem nos entregarmos ao pessimismo. Sabendo que se pode sentir-me triste hoje, mas amanhã pode sentir-me melhor. É importante que face à tristeza, consigamos fazer algo que nos faça sentir bem, que nos dê sentido de pertença. Há pessoas que encontram na tristeza uma oportunidade para escrever, pintar, compor. Outras preferem caminhar na natureza, há quem se rodeie de pessoas significativas. Cada um terá a sua estratégia para ultrapassar a tristeza.

Quando a tristeza não está associada a nenhum acontecimento, quando está presente na maior parte do dia nos últimos 15 dias e ao mesmo tempo a pessoa manisfesta outros sintomas (perda de peso, perda de apetite, desinteresse em qualquer actividade, dificuldade em cumprir as suas tarefas e rotinas, falta de concentração, ideação suicida) poderá ser um quadro depressivo. Deixo aqui este link onde podem encontrar alguns dos sintomas de depressão. Tratando-se de uma depressão é fundamental procurar ajuda profissional, lembrando que esse é sempre um sinal de força e coragem.

Abraço

Raquel Ferreira Santos, Psicóloga & Consultora


One thought on “Tristeza ou depressão

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s