10 Hábitos que melhoram a saúde mental

Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física. Acredito que a prevenção é fundamental, por isso mesmo deixo uma lista de 10 hábitos que contribuem para uma boa saúde mental.

1. Exercício físico 

Mente sã em corpo são.Enquanto faz exercício físico liberta hormonas que o fazem sentir-se bem. Muitas pessoas não gostam de praticar exercício, mas fazem-no pela sensação de bem-estar que isso lhes provoca. Além disso melhora a capacidade de foco, concentração e diminui o stress. 

2. Hábitos de sono

Procure fazer algo que o relaxe antes de se deitar. Cerca de 40 minutos antes de dormir não veja tv, nem esteja no telemóvel/tablet, a luz emitida por estes aparelhos impacta na produção de melatonina, hormona responsável pela indução do sono. Durma 8 horas. 

3. Alimentação

Tenha uma alimentação equilibrada de acordo com as suas necessidades e invista em alimentos ricos em ômega3. 

4. Respiração, Relaxamento e Meditação

Já todos ouvimos a célebre frase “respira fundo”. A verdade é que é um conselho sábio. A respiração profunda ativa o sistema parassimpático, responsável por normalizar o organismo após uma experiência emocional intensa. A respiração nasal tem impacto numa área do cérebro responsável pela regulação emocional.  Para diminuir o nível de stress, experimente fazer o relaxamento progressivo de Jacobson. A meditação atua em áreas especificas do cérebro relacionadas com a regulação emocional, concentração e tomada de decisão. 

5. Pensamento como aliado

Vigie os seus pensamentos. Fomente o pensamento construtivo sobre si e tenha um diálogo interno produtivo. Não faça o processo de overthinking, vai esgotar a sua energia em cenários irrealistas e que só lhe trazem ansiedade. Quando lhe parecer difícil lidar com o pensamento repetitivo sobre a mesma situação, faça uma atividade mais física ou direccione o pensamento para outra atividade mental (ler, estudar, desenhar).

6. Rodeie-se de pessoas que acrescentam valor à sua vida

Quando em consultas peço às pessoas para fazerem uma lista de situações que lhes causam ansiedade, da maior para a menor situação, em 90% dos casos identificam em primeiro lugar, alguém que lhes é próximo. É importante estar rodeado de pessoas que o façam sentir bem, que o apoiem, que o animem, com quem possa conversar sobre o que acontece e sobre o que sente, sem julgamento. 

7.  Aprenda algo novo todos os dias

Ao aprender algo novo todos os dias, mantem o cérebro ativo. É importante dar novos desafios diários à mente, para que possa construir novas conexões. A ausência de dificuldade, de desafio e de novidade “desliga” o cérebro. 

8. Aceite as suas emoções 

Todas as emoções são válidas e necessárias. Não há mal nenhum sentir medo, raiva, tristeza. As emoções existem para que possa lidar com o que acontece. Não reprima as suas emoções. Procure expressá-las, escreva sobre o que sente, converse com alguém. Para lidarmos com o que sentimos, precisamos de perceber o que sentimos. Use as suas emoções de forma inteligente, nunca seja impulsivo quando está num estado emocional intenso. Espere pelo melhor momento para expressar o que sente. 

9.  Perdoe

Perdoar não significa esquecer, nem relativizar, nem ignorar, nem aceitar o comportamento errado do outro. Perdoar é não alimentar a mágoa, é não ser refém do que aconteceu, perdoar é libertar-se do peso que o rancor coloca nas nossas costas. “Pode tirar-se tudo de um homem excepto uma coisa: a última das liberdades humanas – escolher a própria atitude em qualquer circunstância, escolher o próprio caminho.”  Victor Frankl in O Homem em Busca de um Sentido.

10. Cuide de si 

Priorize o seu tempo, coloque limites e saiba dizer não. Tire um momento do dia em que está sozinho. Cozinhe para si. Faça algo espontâneo.   


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s